• contato@sinfitobahia.org.br
  • Centro Empresarial Iguatemi - Av. Tancredo Neves, 274 - sala 535, Bloco A - Caminho das Árvores, Salvador - BA.

15ª Conferência Estadual de Assistência Social discute 20 anos do SUAS e valorização profissional

03 Oct

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, Salvador sediou a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada no Gran Hotel Stella Maris, com o tema “20 Anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”. O evento reuniu representantes de diversos segmentos para avaliar a Política de Assistência Social e propor diretrizes para o fortalecimento e o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que neste ano completa duas décadas de existência.

O SINFITO-BA esteve presente na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social por meio da participação da diretora sindical e conselheira estadual da assistência social (CEAS-BA), Dra. Elciana Andrade, terapeuta ocupacional, que representou a entidade nas discussões do evento.

Durante a conferência, a Dra. Elciana Andrade, estabeleceu diálogo estratégico com autoridades de grande relevância na área da assistência social, ressaltando a urgência de fortalecer as políticas públicas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade. A dirigente destacou a defesa da valorização profissional e a necessidade de aprimorar a gestão do SUAS, reafirmando o compromisso da entidade com a proteção social e a garantia de direitos.

Entre as autoridades presentes com as quais manteve interlocução estavam Fabya Reis, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (SEADES-BA); Leísa de Sousa, superintendente de Assistência Social da SEADES-BA; André Quintão, secretário nacional de Assistência Social; e a primeira-dama do Estado da Bahia, Tatiana Velloso.

Um dos destaques da conferência foi a atuação da Terapia Ocupacional, que coordenou as deliberações no eixo voltado aos trabalhadores, com o tema: “Valorização profissional decorre de luta política e conquista de direitos. Aperfeiçoar o sistema é garantir melhores condições de trabalho, com compromisso político e qualidade de gestão”. Nesse espaço, foram debatidas questões como a precarização das relações de trabalho, a ausência de um plano de cargos, carreiras e salários no setor público e a necessidade de maior compromisso com a valorização profissional.

As pautas debatidas convergem com as bandeiras de luta já defendidas pelo SINFITO-BA, que tem se mobilizado para garantir melhores condições de trabalho para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Entre as deliberações aprovadas, destacou-se a revisão da NOB-RH/SUAS, documento que organiza os processos de trabalho no SUAS, com a proposição de avançar na construção de um plano de cargos, carreiras e salários que valorize os profissionais da área e fortaleça a política pública de assistência social.

Com debates intensos e participativos, a 15ª Conferência reforçou a importância do SUAS como política pública de proteção social e reafirmou o compromisso dos trabalhadores em lutar pela valorização profissional e pela qualidade na gestão do sistema.

SINFITO PRESENTE, AQUI TEM SINDICATO!