A importância do Conselho Estadual de Saúde

A Lei nº 12.053 de 07 de janeiro de 2011 prevê a estrutura do Conselho Estadual de Saúde (CES) da Bahia, organização definida pela Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. O CES é um conselho autônomo, deliberativo, fiscalizador e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Bahia ele integra a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB). Desde o dia 8 de outubro deste ano, o CES-BA possui nova representação: a secretária de saúde e médica Tereza Paim.

Para todas as profissões da área da saúde, incluindo fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, o CES é de extrema importância. O Conselho tem como objetivo auxiliar o estado na formulação e propostas de políticas de saúde, além de fixar diretrizes regionais para o funcionamento do SUS.

Imagem de pessoas no evento da saúde

Cerimônia de Posse do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, no dia 08 de outubro de 2021 - FOTO: Coren-BA

O CES é formado por representantes do governo, prestadores de serviços, trabalhadores da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde. A nova gestão, que atuará no biênio 2021-2023, conta com 31 conselheiros. Dentre eles, nós do SINFITO-BA, eleitos por unanimidade, seguimos representados por nosso presidente, Dr. Gláucio Roberto.

A nova gestão do Conselho Estadual de Saúde realizará sua primeira reunião no dia 14 de novembro. Nós estaremos presentes representando nossa classe e propondo políticas de saúde que melhorem a vida de todos, desde os pacientes até os profissionais de todos os níveis de atenção à saúde. Juntos somos mais fortes!